A grave colisão ocorreu por volta de 21h40, no trecho da rodovia federal a cerca de 35 km de Lucas do Rio Verde, sentido Mutum, envolvendo uma carreta basculante branca Volvo FH 440 branca e um ônibus da empresa Rio Novo, que saiu de Cuiabá e iria a Sinop. A concessionária Nova Rota informou, neste sábado de manhã, que faleceram 11 pessoas. Mais 11 pessoas foram socorridas em estado grave, 26 foram encaminhadas a unidades de saúde em estado moderado e 8 tiveram ferimentos leves. Entre os feridos em estado grave está o carreteiro.
As equipes da Politec trabalham na identificação dos corpos. Também está sendo apurado onde moravam. Nove pessoas morreram no local e duas em hospitais de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. Dentre as vítimas estão a médica pediatra Maria Eduarda Catuta Martins, de 29 anos, e a acadêmica de Direito, Eileen Naiely, de 20 anos.
Com o impacto, a BR-163 ficou totalmente bloqueada por mais de 9 horas. As equipes concluíram a retirada da carreta e limpeza da pista e liberaram o tráfego às 7h43. A perícia foi concluída de madrugada.
Equipes de resgate da concessionária, bombeiros de Lucas e Sorriso levaram os feridos ao hospital em Lucas e ao pronto atendimento. Os socorristas e bombeiros resgataram algumas vítimas presas às ferragens, fizeram a triagem, socorrendo, inicialmente, as vítimas com maior gravidade, com fraturas, e em seguida foram levadas ao hospital os demais feridos.
Ambulâncias da prefeitura de Lucas e uma de Nova Canaã também prestaram apoio. Diversas pessoas (dentre eles voluntários que pararam no local) ajudaram as equipes e auxiliaram os feridos.
O ônibus ficou na pista com a frente destruída e a lateral esquerda muito danificada. Com o violento impacto, alguns passageiros foram arremessados para fora. O ônibus saiu de Cuiabá e seguia para Sinop.
Haveria mais de 45 passageiros no ônibus. A empresa ainda não informou a quantidade oficial. Alguns passageiros desembarcariam em Lucas, Sorriso e uma parte em Sinop. Alguns embarcaram em Cuiabá. Os que não se machucaram saíram do ônibus e ficaram na área ao lado da pista.
A carreta estava carregada com insumos e ficou parcialmente fora da rodovia.
A Politec informou em nota que, na análise preliminar, foi constatado que o ônibus invadiu a pista contrária. O trecho é faixa contínua.
A empresa Rio Novo informou que criou um canal exclusivo de atendimento para informações e suporte. 0800-802-2222.
Em instantes mais detalhes.