Uma parceria empresarial formada pela Religare e pelo Grupo Sinop foi a única participante e vencedora da concorrência pública nº 004/2025, promovida pela Prefeitura de Sinop, que visa a criação de um novo cemitério municipal. A licitação teve sua fase de abertura realizada na manhã do último dia 25.
Apesar da ausência de competidores, especialistas do setor apontam que o porte da proposta apresentada tornaria difícil a superação, mesmo em um cenário com mais interessados. O projeto apresentado supera em larga escala as exigências mínimas do edital, que estipulava um espaço de 30 mil m² e 17 mil sepulturas. O consórcio planeja uma área de 253 mil m², com capacidade para mais de 104 mil jazigos, além de infraestrutura de apoio.
O planejamento para esse empreendimento já estava em andamento há mais de um ano. Em fevereiro de 2024, foi constituída a empresa Parque Memorial Sinop Ltda., que protocolou junto à SEMA um pedido de licenciamento ambiental, obtendo em agosto a Licença Prévia.
Segundo Thiago Ferreira, representante da Religare, o grupo aguardava o lançamento oficial da concessão para seguir com o projeto. “O cemitério é um serviço regulado pela administração pública, então era necessário esperar pela autorização adequada”, explicou.
Mesmo diante de críticas de que as exigências da licitação dificultariam o retorno financeiro, o consórcio optou por expandir ainda mais a proposta, sinalizando uma estratégia voltada ao futuro e à expansão demográfica de Sinop.