Na tarde de ontem (05), às 14h, a Secretaria de Assistência Social de Colíder promoveu uma reunião para tratar do Programa de Destinação de Recursos ao Fundo da Criança e Adolescente e ao Fundo da Pessoa Idosa.
O encontro reuniu contadores e servidores da pasta com o objetivo de reforçar a importância do engajamento desses profissionais na arrecadação de recursos por meio do Imposto de Renda.
Durante a reunião, a secretária de Assistência Social, Michele Schenkel, destacou a necessidade da participação ativa dos contadores locais no programa, incentivando a conscientização dos contribuintes sobre a possibilidade de destinar até 3% do valor do Imposto de Renda para cada um dos fundos, além disso, não gera nenhum ônus para o contribuinte.
A organização da reunião contou com a atuação do contador público municipal, Clebil Marques, que desempenha um papel importante na estruturação e condução dessa iniciativa.
Os recursos são fundamentais para financiar projetos sociais no município que garantem direitos fundamentais a crianças e adolescentes e a Pessoa Idosa.
A Secretária destacou que parte do recurso pode ser utilizado para equipar a Casa Lar do município, que atualmente conta com 15 crianças acolhidas.
Os recursos podem ainda ser destinados em projetos sociais da Guarda Mirim, Apae e Pastoral da Criança. Já os recursos do FMPI podem ser investidos em projetos sociais como: “Melhor qualidade de vida”, “Inclusão e Cidadania da terceira idade”, “Idoso Amigo” entre outros.
A secretária enfatizou que a arrecadação ainda está muito abaixo do potencial esperado e que produtores rurais e empresários devem estar atentos a essa possibilidade legal e solidária de contribuir com iniciativas que transformam vidas.
Para fortalecer essa campanha, a Secretaria de Assistência Social disponibilizará materiais informativos, permitindo que os contadores repassem essas informações aos seus clientes, demonstrando a importância e o impacto social do programa.