A expertise de Mateus Renan Calado evitou um acidente que poderia ter terminado com uma tragédia na tarde de sábado (5) em Garuva. Ele era o piloto que conduzia o avião de pequeno porte que fez um pouso forçado na BR-101. Entretanto, ele enfatiza que a atitude do caminhoneiro também foi fundamental para evitar uma fatalidade.
O avião pilotado por Mateus havia saído do aeroclube de Guaramirim, acompanhado do proprietário da aeronave, o empresário de mineração Valdemiro José Minella, de 71 anos, de Joinville. Eles faziam um sobrevoo na região quando, após cerca de 40 minutos, o motor parou de funcionar.
A aeronave apresentou pane. A gente fez todo o procedimento de reacionamento do motor, mas não pegou, não funcionou mais. Então o procedimento seguinte era a gente realizar um pouso de emergência.
Tinha trânsito, dois caminhões, um à frente e outro atrás. A BR foi o local menos arriscado [para pousar], mesmo assim, ainda tinha a rede de alta tensão — revelou Mateus em entrevista ao Fantástico.
Conforme o piloto, casos assim são simulados nos treinamentos, mas a reação do caminhoneiro, que transportava uma carga de óleo diesel, foi fundamental para evitar um acidente com mortes.
Ele percebeu a presença do avião, freou e reduziu. Os carros reduziram. Isso também colaborou muito para que fosse uma operação com segurança — afirmou o piloto.
Veja fotos do avião