A partir desta quinta-feira, 15 de maio, cerca de 3,8 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em maio e junho passam a ter direito ao saque do abono salarial PIS/Pasep referente ao ano-base 2023. Os valores estão disponíveis no Portal Gov.br e seguem o calendário de liberações aprovado pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).
O benefício é voltado a trabalhadores que recebem até dois salários mínimos e que atendem aos critérios do Programa de Integração Social (PIS) ou do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Neste mês, mais de R$ 4,5 bilhões estão sendo disponibilizados aos beneficiários.
O pagamento do PIS, destinado a trabalhadores da iniciativa privada, é feito pela Caixa Econômica Federal. Já o Pasep, voltado a servidores públicos, empregados de estatais e militares, é pago pelo Banco do Brasil.
Neste ano, 25,8 milhões de trabalhadores em todo o país terão acesso ao abono salarial, somando um montante de R$ 30,7 bilhões a serem distribuídos ao longo de 2025. Do total de beneficiários, cerca de 22 milhões recebem o PIS e 3,8 milhões têm direito ao Pasep.
O calendário de saques segue dividido por mês de nascimento do trabalhador, com pagamentos iniciados em 17 de fevereiro e previsão de encerramento em 15 de agosto. Quem não sacar dentro do prazo estabelecido — que vai até 29 de dezembro de 2025 — terá que aguardar uma convocação especial do Ministério do Trabalho para retirar o valor.
Para conferir se tem direito ao benefício, o trabalhador pode consultar a situação pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo próprio Portal Gov.br.