MENU

Carregando clima...

Brasil

Ministro Carlos Fávaro Prorroga Estado de Emergência Zoossanitária no Brasil para Controle da Influenza Aviária

⏱ Calculando tempo de leitura...
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, prorrogou, por mais 180 dias, o estado de emergência zoossanitária em todo o Brasil devido à disseminação do vírus H5N1 da influenza aviária de alta patogenicidade em aves silvestres.

GOSTOU?? COMPARTILHE

Acompanhando o avanço dos casos de influenza aviária H5N1 em aves silvestres, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, estendeu o estado de emergência zoossanitária em todo o território brasileiro. Anunciada originalmente em maio de 2023, a declaração agora se prolongará até maio de 2025. A prorrogação oficial foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, dia 28 de outubro.

Inicialmente, o estado de emergência foi estabelecido logo após a primeira detecção do vírus em uma ave migratória contaminada no território brasileiro, em maio de 2023. Com o prazo inicial previsto para encerrar em novembro de 2024, a nova portaria amplia o período de emergência por mais seis meses, visando reforçar medidas de prevenção e controle da doença, especialmente em aves silvestres.

O estado de emergência zoossanitária é mantido para conter a disseminação do vírus e proteger a saúde animal e a segurança alimentar no país.

[comentarios]

PARTICIPE DE NOSSO GRUPO

Entre no grupo do EDS NEWS no WhatsApp e receba notícias em tempo real: Grupo 01

Veja mais

Brasil

Acessar Conta

Carregando clima...
SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

BUSCA GERAL

Pesquise por categorias ou palavras chaves.

Rolar para cima