A medida busca garantir um ambiente mais focado no aprendizado, permitindo exceções para estudantes com deficiência ou Transtorno do Espectro Autista (TEA). A decisão foi apoiada por mais de 86% dos pais consultados em pesquisa da Seduc.
Medida Busca Focar no Ensino e Evitar Distrações em Sala de Aula
Nesta sexta-feira (06), o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, sancionou a lei que proíbe o uso de celulares em salas de aula das escolas estaduais. Aprovada pela Assembleia Legislativa, a nova legislação foi criada para evitar que dispositivos eletrônicos atrapalhem o processo de aprendizado dos estudantes.
De acordo com Mendes, a iniciativa reflete o compromisso do governo com a qualidade da educação. “Com essa lei, asseguramos que os alunos tenham um ambiente mais favorável ao aprendizado, sem as distrações proporcionadas pelos celulares”, destacou o governador.
A regra permite exceções para alunos com deficiência ou TEA, cujas necessidades educacionais ou de saúde dependam de aparelhos eletrônicos. Entretanto, para os demais estudantes, os dispositivos deverão permanecer desligados ou em modo silencioso, guardados nas mochilas. Em caso de descumprimento, os alunos podem enfrentar advertências, notificação aos pais e acompanhamento pela equipe psicossocial.
Apoio dos Pais e Investimentos em Educação Tecnológica
Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Educação (Seduc) apontou que mais de 86% dos pais apoiaram a proibição do uso de celulares em sala de aula. Para o governador, essa adesão familiar foi fundamental: “É essencial ter o respaldo dos pais para criar um ambiente escolar que priorize o aprendizado”.
Além disso, Mendes reforçou os investimentos feitos pelo Estado em tecnologia educacional, como a distribuição de Chromebooks e instalação de SmartTVs em escolas. Segundo ele, esses recursos são ferramentas planejadas para complementar o ensino, promovendo o uso responsável da tecnologia.
Com a nova lei, Mato Grosso busca estabelecer um equilíbrio entre o uso positivo da tecnologia e a proteção do espaço escolar como um ambiente de aprendizado.