A duplicação da BR-163 ganhou um novo capítulo nesta sexta-feira (18), com a autorização para iniciar as obras em mais 56,2 km de extensão entre Várzea Grande e Jangada. O anúncio foi feito pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, que destacou o impacto transformador da obra na segurança e no desenvolvimento da região.
Durante a cerimônia, o governador também liberou a construção de uma nova área de escape na Serra de São Vicente e a implantação de conectividade digital ao longo dos 850,9 km da rodovia concedidos à Nova Rota do Oeste.
Mauro Mendes afirmou que a duplicação vai muito além da mobilidade: “A BR-163 deixou de ser sinônimo de tragédia. Hoje, é símbolo de progresso e proteção à vida.”
Segundo ele, os trechos já finalizados, como o que liga o posto Gil a Nova Mutum, reduziram drasticamente os acidentes e mortes. Dados da concessionária indicam queda de até 82% nos óbitos no trecho entre Diamantino e Nova Mutum.
A concessão da BR-163, que passou ao controle do Governo de Mato Grosso em maio de 2023, já mobilizou mais de R$ 2,3 bilhões em investimentos públicos. Entre as entregas já realizadas estão 100 km de pista duplicada, sendo 86 km entre Diamantino e Nova Mutum e outros 88 km entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.
A meta contratual previa um prazo de oito anos para a execução total das obras, mas Mendes assegura que tudo pode ser entregue em metade desse tempo: “Queremos concluir em quatro anos. E estamos no caminho certo.”
Além da nova etapa entre Várzea Grande e Jangada, estão em andamento obras em outros pontos estratégicos, como a Rodovia dos Imigrantes, em Cuiabá, e trechos urbanos em Sinop. No total, os contratos em execução ou em fase de contratação já somam cerca de R$ 3 bilhões.
O evento contou com a presença de representantes do governo estadual e federal, prefeitos de diversas cidades, autoridades do setor de infraestrutura e membros do legislativo, reforçando a importância estratégica do projeto para o estado e para o Brasil.