A cidade de Colíder perdeu, neste sábado (19), um dos nomes mais marcantes de sua trajetória. Faleceu em Sinop, durante tratamento de saúde, o empresário Vercino José dos Santos, aos 76 anos. Ele foi o criador do Mercado São José, fundado no início da década de 1980, e é lembrado como um dos grandes pioneiros da região.
Nascido em Salinas (MG), Vercino começou a trabalhar cedo na agricultura, no interior do Paraná. Foi em Santa Cruz do Monte Castelo que conheceu sua esposa, Neuzinaura Costa Silva. Juntos, tiveram quatro filhos: Ilson, Luzinara, Rosângela e Rogério. Buscando novas oportunidades, a família migrou para o Mato Grosso e fixou residência em Colíder, ainda nos primeiros anos da cidade.
Com espírito empreendedor e visão comunitária, Vercino instalou seu negócio em um dos principais pontos da cidade, na Avenida Marechal Rondon. O Mercado São José rapidamente se tornou referência entre os moradores, abastecendo as famílias de colonos e ajudando a consolidar o comércio local.
Mais do que comerciante, ele foi um símbolo de simplicidade e gentileza.
Infelizmente, sua saúde se deteriorou nas últimas semanas. Após contrair pneumonia, o quadro clínico evoluiu para infecção generalizada. Durante um procedimento de diálise em um hospital de Sinop, não resistiu e veio a óbito.
O corpo será velado a partir das 4h da madrugada de domingo (20), na capela mortuária de Colíder. O sepultamento ocorrerá às 16h, no Cemitério do bairro Bom Jesus.