Um caça F-5M Tiger II da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu nesta terça-feira (22) em Parnamirim, Rio Grande do Norte, durante uma missão de treinamento para a CRUZEX 2024, o maior exercício aéreo multinacional organizado pela FAB. O piloto, que estava a bordo da aeronave, conseguiu se ejetar a tempo e foi resgatado em segurança por uma equipe de salvamento.
Segundo a FAB, o militar seguiu os protocolos de emergência ao direcionar o caça para uma área desabitada antes de acionar o mecanismo de ejeção. Após o resgate, a aeronave foi completamente destruída no impacto, gerando uma grande nuvem de fumaça visível a distância. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que a aeronave apresentou problemas, com chamas saindo de seus motores logo após a decolagem.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) foi acionado para investigar as causas do acidente e determinar os fatores que possam ter contribuído para o ocorrido, visando prevenir novos incidentes.
A CRUZEX 2024, que teria a participação do caça, reúne diversas forças aéreas internacionais para simular cenários complexos de guerra e promover o treinamento conjunto. Este ano, o evento contará com a participação de nove países, incluindo estreantes como Paraguai e Portugal, além de outros como Estados Unidos, Argentina e Chile. Países como Alemanha, Suécia e África do Sul estarão presentes como observadores.