O início da operação dos radares seria essa semana. Foi marcada data, anunciada cerimônia, mas devido a não entrega oficial dos aparelhos em funcionamento segundo a direção de trânsito, foi prorrogada a data. “Isso não quer dizer que os condutores devem abusar da velocidade”, advertiu Eder Luciano Souza, 40 KM por hora.
Os radares instalados na Rodovia MT-208, núcleo urbano de Alta Floresta, já estão há vários dias em fase de teste, registrando velocidade dos motoristas. E muita gente começou a se policiar quando está passando no trecho, reduzindo a velocidade.
Deverá ser assim também na Perimetral Rogério Silva, uma das avenidas mais movimentadas da cidade. “E a velocidade está marcando 50 KM por hora, mas poderá ser feita uma alteração para 40 KM por hora”, disse o diretor de trânsito salientando que a mudança é baseada em estudos de especialistas em trânsito.
De acordo com o que consta nas placas sinalizando a velocidade, a legislação tolera no máximo até sete quilômetros a mais. Contudo, todos os motoristas devem ter cautela e atenção redobrada pois as câmeras de monitoramento estarão registrando cada placa e modelo de veículo que trafegar com velocidade acima do permitido.
Operar ano que vem
O diretor de trânsito, após reunião com forças de segurança e prefeitura, falou à imprensa que possivelmente o restante do mês de dezembro os aparelhos ficarão em teste, mas que podem a partir de primeiro de janeiro de 2025 operar notificando a todos que infringirem a lei de trânsito.